Projeto de lei busca permitir o tráfego de máquinas em rodovias
A proposta visa eliminar a atual exigência de transportar essas máquinas em pranchas, com o principal objetivo de reduzir os custos associados a essa operação.
O Deputado Federal Geraldo Mendes (UNIÃO/PR) apresentou um projeto de lei na Câmara com a finalidade de estabelecer regulamentações para a circulação de máquinas pesadas em trechos de curtas distâncias, sem a necessidade de embarcá-las em caminhões prancha.
Conforme estipulado no texto do Projeto de Lei 4900/2023, máquinas de construção e equipamentos agrícolas poderão trafegar em trechos curtos, abrangendo distâncias de até cinco quilômetros. Contudo, essa circulação deverá ser acompanhada por veículos batedores, posicionados à frente e atrás da máquina, equipados com dispositivos que aumentem a visibilidade, como giroflex.
O deputado acredita que essa medida pode aliviar os encargos financeiros dos proprietários dessas máquinas, uma vez que a legislação vigente obriga o uso de caminhões prancha para o transporte, independentemente da distância a ser percorrida.
O projeto de lei foi apresentado na última segunda-feira, 09 de outubro.