Logispesa

Notícia » 20/06/2022

Pedaço de ponte com 66 metros e 1.100 toneladas é transportado em linhas de eixo na Alemanha

O transporte de cargas superdimensionadas nunca para de surpreender. Sobre carretas especiais, do tipo linha de eixos, são colocados os mais diferentes tipos de equipamentos e estruturas. E, recentemente, a Mammoet realizou um desses feitos na Alemanha.

A empresa foi contratada para a movimentação de uma seção da ponte sobre o Rio Reno, em Leverkusen, na rodovia A1. A estrutura, medindo 66 metros de comprimento e 34 metros de largura pesa mais de 1.100 toneladas,

Ela precisou ser movida para uma nova instalação, 300 metros distante do local original, para ser substituída por uma estrutura mais larga, que terá mais pistas para se adequar ao crescimento do tráfego.

A ponte foi levantada com um sistema de elevadores hidráulicos, e linhas de eixos especiais de 24 eixos cada foram posicionadas sob a estrutura. Pouco depois de ser levantada, a estrutura foi baixada sobre as linhas de eixos, que contavam com torres especialmente projetadas para essa operação.

Com todo o peso sobre as rodas, a ponte foi movida lentamente para o novo endereço, onde vai ficar pelo menos até 2023, quando a nova ponte for aberta para o tráfego.

Logispesa - Associação Brasileira de Logistica Pesada.